
Nossa história
Fruto de uma união de educadores brincantes, a M.Ludens foi concebida no fértil terreno do educativo da exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira, no SESC Pompéia.
A ideia tomou forma a partir da proposta da coordenação de se formar um grupo de facilitadores bibliográficos na temática da "criança". O desenrolar do trabalho, que seria um aporte a mais no desenvolvimento das atividades dos educadores trouxe bastante envolvimento do grupo, remexendo muitas das suas inquietações quanto à educação escolar e sua funcionalidade.
Claro, um tema espinhoso, o que indicou logo as reações pós-atividade, pois, se de um lado, ningúem nega a crise da educação escolar, do outro, tampouco nega-se a importância da escola na educação, sendo está inclusive sua salvação.
E por isso também nossa própria inquietação ao levantar e cruzar bibliografia sobre a criança, seu processo de desenvolvimento psico-social com a brincadeira, a profundidade da natureza do lúdico e a escolarização iluminista. Que choque e abismo seria esse entre a escola e o aprender? Seria mesmo o aprender um disciplinado sofrimento?
Independente da polêmica que possa se levantar sobre essas perguntas e o tema da desescolarização, essas foram inquietações que nos animaram em uma busca mais profunda de experiências educativa com as entradas lúdicas, no mesmo espirito expansivo e numinoso que é o brincar, que também é coisa séria.